Reflexão sobre o reino dos animais
A terceira das reflexões sobre o oceano de insatifatoriedade da experiência cíclica (samsara), que compõe uma das quatro reflexões que tornam a mente na direção do darma.
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Ração e uma cama quentinha
◦ Reflexão sobre os infernos, vídeo no Canal Tendrel
◦ Reflexão sobre os fantasmas famintos, vídeo no Canal Tendrel
◦ Reflexão sobre o reino humano, vídeo no Canal Tendrel
◦ Reflexão sobre o reino dos asuras, vídeo no Canal Tendrel
◦ Reflexão sobre o reino dos deuses, vídeo no Canal Tendrel
◦ Preciosidade no nascimento humano, vídeo no Canal Tendrel no YouTube
◦ Por que o nascimento humano é uma oportunidade tão rara?, vídeo no Canal Tendrel no YouTube
◦ Como renascer budista, vídeo no Canal Tendrel no YouTube
◦ Os reinos budistas realmente existem?, vídeo no Canal Tendrel no YouTube
◦ Seriam os reinos budistas apenas metáforas?, texto de Padma Dorje em tzal.org
◦ Existe budismo sem renascimento?, texto de Padma Dorje em tzal.org
◦ Budismo sem renascimento, vídeo no Canal Tendrel no YouTube
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O farol da não fixação
Ao estudar a vacuidade, encontramos a ignorância e negamos seu objeto. No entanto, essa negação só existe em termos da ignorância, e assim, ao meditar na natureza da realidade, não é preciso sustentar nenhum tipo de refutação ou elaboração conceitual.
A Roda da Existência
Esta imagem está na entrada de todos os mosteiros do budismo tibetano, e indica os vários renascimentos condicionados possíveis, de acordo com ações positivas e negativas, sendo que o darma vai além desses renascimentos condicionados.
A visão além da visão
Como unir estudo (ler, ouvir, perguntar, contemplar, chegar a conclusões, atá apreensão modal na meditação) e meditação não conceitual? A união de shamata e vipassana, de relativo e absoluto, se expressa numa liberdade mental além de todas as fixações e em ética espontânea em meio a manifestação das atividades e qualidades da realização.
O voto de bodisatva na tradição da profundidade
No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os 18 votos raiz da primeira, a tradição da profundidade, que também assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.
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